A ex-prefeita de Serrano do Maranhão, Maria Donaria Moura Rodrigues, foi presa na última terça-feira (18/11) em uma operação da Delegacia de Defraudações (DDEF) no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ex-gestora estava foragida há cerca de um ano e é apontada como a chefe de um esquema que desviou mais de R$ 600 mil em contratos públicos durante sua administração.
De acordo com informações da Polícia Civil, as fraudes ocorreram entre 2013 e 2016, período em que Maria Donaria ocupava o cargo de prefeita. As investigações revelaram que ela atuava em colaboração com um grupo que dirigia licitações para beneficiar empresas já selecionadas anteriormente. Entre os contratos suspeitos, estão aqueles destinados à recuperação de estradas e locação de veículos. Após a formalização dos contratos, uma parte dos valores era devolvida de maneira ilícita aos membros do esquema.
Depois de deixar o Maranhão, Maria Donaria se instalou no Rio de Janeiro com a intenção de evitar a prisão, até ser identificada e presa pelos agentes. Contra ela havia um mandado por crimes de fraude em licitação e associação criminosa.
A ex-prefeita foi levada para uma unidade prisional e permanecerá à disposição da Justiça.
