Diretor-geral do DETRAN anuncia 10 mil vagas gratuitas para carteira de motorista no Maranhão

Diego Rolim, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), fez um importante anúncio durante o programa ‘Diário da Manhã’ da Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta terça-feira, dia 7. Ele revelou que o Governo do Estado disponibilizará 10 mil vagas para a emissão gratuita da carteira de motorista através do Programa CNH Social. A divulgação foi feita ao vivo e também transmitida pela TV Assembleia.

Durante a conversa com o jornalista Ronald Segundo, Rolim explicou que, no dia 3, foi lançado o edital deste programa inovador, que visa permitir que pessoas de baixa renda tenham acesso à carteira de motorista de forma gratuita. As inscrições estarão abertas até o dia 22 deste mês.

“O benefício é destinado à primeira habilitação e, para ter direito à CNH Social, a pessoa precisa ter 18 anos ou mais, estar inscrita no CadÚnico e ter uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita. Isso quer dizer que, ao somar as receitas de toda a família e dividi-las pelo número de membros, o valor não pode ultrapassar R$ 706,00. O governador Carlos Brandão enfatizou que essa iniciativa tem como objetivo aumentar as oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, explicou o diretor do Detran-MA.

O governador também destacou que esta proposta de 10 mil vagas representa a maior oferta de isenção para a obtenção das carteiras de motorista categorias A e B na história do Maranhão, visando facilitar o acesso a este documento, que é fundamental para a inserção no mercado de trabalho.

Rolim ressaltou que o programa promoverá inclusão social, acesso ao trabalho e autonomia, atendendo pessoas de baixa renda registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), abrangendo tanto trabalhadores urbanos como rurais. O CNH Social cobre todas as etapas do processo de habilitação, incluindo os exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, além dos exames teórico e prático e da emissão da Permissão para Dirigir (PPD) para as categorias A (motocicleta) ou B (carro).

As transmissões do ‘Diário da Manhã’ acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, e podem ser acompanhadas pela Rádio Assembleia (96.9 FM), pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e também pelo canal no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *