Recentemente, a declaração do vice-governador Felipe Camarão (PT), do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e do deputado estadual Carlos Lula (PSB), alegando que o governador Brandão estaria requerendo a cassação do prefeito Eduardo Braide (PSD), foi um exemplo típico de desinformação, fake news e atitudes questionáveis.
Em suas redes sociais, na quarta-feira (04), os três políticos tentaram enganar a população de São Luís, alegando que um pedido para a cassação do prefeito havia sido protocolado na Câmara Municipal de Vereadores na terça-feira (02).
Ignorando os fatos reais, Camarão, Jerry e Carlos Lula omitem que o pedido foi assinado por Carlos Alberto Machado, um servidor aposentado que denuncia supostas infrações político-administrativas e crimes de responsabilidade cometidos por Braide.
Machado denuncia que o prefeito teria violado leis municipais, especialmente a Lei nº 7.729/2025, que reajustou o salário de Braide e estabeleceu o teto salarial na cidade.
A representação afirma que, além de não cumprir as normas, o prefeito teria promovido cortes ilegais nos salários de servidores, aposentados e pensionistas desde novembro de 2024.
Além disso, é importante mencionar que a palavra “psicopatia” descreve um transtorno de personalidade com características de egocentrismo, falta de empatia e remorso, somadas a comportamentos antissociais, como a manipulação e a mentira, tudo visando a vantagem própria.
