Anvisa suspende lote de furosemida devido a suspeita de cacos de vidro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu interromper a comercialização e o uso do lote 2411191 do medicamento furosemida, fabricado pela empresa Hypofarma. Essa decisão foi motivada pela identificação de material que se assemelha a cacos de vidro no produto.

Segundo a Anvisa, o problema foi notificado pela Vigilância Sanitária Municipal de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que localizou o “material estranho” no lote do medicamento no dia 14 de julho. A partir desse relato, um parecer foi elaborado para confirmar o desvio de qualidade.

Além da suspensão, a agência também ordenou o recolhimento do lote 2411191, que possui validade até novembro de 2026. Dessa forma, profissionais de saúde ou pacientes que encontrarem este lote devem comunicar à Anvisa ou à vigilância sanitária local por meio dos canais apropriados.

Em nota, a Hypofarma informou que o lote foi suspenso enquanto investiga a situação. A farmacêutica ressaltou que se trata de um desvio pontual, uma vez que apenas uma unidade do lote foi detectada com problemas. “Reforçamos que seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, mantendo altos padrões de qualidade e segurança. Esses procedimentos são constantemente revisados e aprimorados, destacando nosso compromisso com a confiança de pacientes e profissionais de saúde”, afirmou a empresa.

O que é a furosemida?
Com a tarja vermelha, a furosemida é um diurético potente, que estimula a produção de urina no organismo. Essa ação contribui para a diminuição da sensação de inchaço e retenção de líquidos.

Esse medicamento é frequentemente utilizado para tratar quadros de edema em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, doenças hepáticas e distúrbios renais. Em algumas situações, segundo o médico João Roberto Resende Fernandes, do Hospital Israelita Albert Einstein, também pode ser utilizado para o controle da hipertensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *